Brasil: São Paulo – Desbravando a capital paulista – Parte II

Olá

Seguimos com mais uma publicação sobre a nossa cidade de São Paulo. Seguindo a ordem dos posts, hoje é dia de contar um pouco o que fazer por aqui.

Antes queríamos dizer que a cidade é enorme, tem milhares de atrações para todos os gostos e bolsos, incluindo uma infinidade de atividades gratuitas e bacanas.

O que fazer em São Paulo depende muito do tempo que você dedicou a conhecer a cidade e os seus interesses porque aqui tem de tudo: parques, museus, shoppings, mercados, teatros, lojas, exposições ….

Vale sempre conferir o que está rolando por aqui antes de chegar.

Mas deixando a enrolação de lado, vamos contar alguns passeios que são legais aqui. Como a cidade é grande, vamos dividir o post por atração, aí fica mais fácil 😉

Parques

A gente adora o Parque do Ibirapuera !!!

Primeiro porque ele é o parque mais importante do país, segundo porque é lindo e terceiro porque tem muita coisa para fazer lá.

O parque abriga o MAM, que tem um restaurante delícia para matar a fome na hora do almoço. É casa também da Bienal, onde tem várias exposições bacanas, Fashion Week e mais um monte de eventos. Dentro do parque fica também o Planetário, o Auditório Ibirapuera, que sempre tem shows bacanas.

Enfim, seja para dar uma volta e respirar um pouco de ar mais puro, seja para se exercitar, seja para apreciar a beleza do lago do Ibirapuera ou para visitar alguma das atrações que falamos acima, não deixe de incluir o parque no seu roteiro.

Pertinho dele, bem na frente, tem o Obelisco em homenagem aos soldados da Revolução Constitucionalista de 1932 (MMDC, quem lembra das aulas de história da escola ??).

Atravessando a avenida tem o antigo prédio do Detran, uma obra incrível do Niemeyer, que está sendo reformada para virar um belíssimo centro de cultura e entretenimento e hoje já abriga no seu térreo o Museu de Arte Contemporânea.

Além do parque do Ibirapuera, dois parques que fazem muito sucesso na cidade também são o Parque do Povo e o Parque Villa Lobos.

Museus 

A cidade abriga uma infinidade de museus. Vários deles inclusive nós nunca fomos por falta de tempo ou oportunidade. Mas vamos listar aqui os mais conhecidos.

MASP (Museu de Arte de São Paulo): localizado no coração da Avenida Paulista, colocamos ele na lista dos must see quando estiverem por aqui. Sempre com exposições de arte temporárias e um acervo riquíssimo permanente. Para chegar lá: Estação Trianom-MASP do metrô.

Museu do Futebol: para os boleiros de plantão programa imperdível porque junto com o museu você vai aproveitar e conhecer o estádio do Pacaembú.

Museu da Língua Portuguesa: recentemente foi vítima de um incêndio e não sabemos precisar o tamanho do dano ao museu nem quais partes dele estão abertas ou fechadas. Museu interativo que vale muito a pena visitar. Para chegar lá: Estação Luz do metrô.

Pinacoteca do Estado: um dos prédios mais lindos de São Paulo na nossa opinião. Exposição de arte com acervo permanente e várias exposições temporárias. Já recebeu Rodin, Picasso entre outros. Para chegar lá: Estação Luz do metrô.

MIS (Museu da Imagem e do Som): atualmente um dos museus mais badalados de São Paulo por conta das exposições que tem recebido: Castelo Rá-tim-bum, Truffaut e atualmente em cartaz Tim Burton, com ingressos esgotados e filas quilométricas. Vale a pena comprar ingresso com antecedência caso queira visitar o museu e alguma exposição lá.

Dica para comer: Chez Mis. No complexo do Museu, restaurante super moderninho com comida deliciosa e preços na faixa de R$ 100,00 por pessoa (sem bebida alcóolica).

Além desses museus tem os que citamos acima dentro do complexo do Parque do Ibirapuera.

Shoppings

Dizem as más línguas que a praia dos paulistas é shopping.

Mais ou menos isso hahahhahahaha. A cidade tem vários, em quase todos os bairros é possível encontrar um quando não dois.

Na nossa lista de shopping queridinho está o JK Iguatemi. Esqueça a ideia de que só tem lojas caras e é tudo caro. Muito pelo contrário tem lojas super normais (Hering, Zara, Mr. Cat …) e lojas de quase todas as grifes internacionais. Boas opções para comer também, incluindo praça de alimentação igual de quase todos os shoppings e restaurantes bacanérrimos como Spot, Tre.

Depois indicamos o Shopping Iguatemi, Shopping Morumbi, Shopping Villa Lobos. E qualquer outro que você quiser ir atrás de uma loja ou conhecer rs.

O Shopping mais refinado da cidade, com mais difícil acesso sem ser de carro é o Shopping Cidade Jardim. Ele lembra muito o Bal Harbor de Miami. Delícia para passear, algumas opções de restaurantes e sem praça de alimentação nos moldes que conhecemos dos outros shoppings.

Ainda tem mais uma porção de coisas bacanas para fazer aqui, mas isso fica para um próximo post. Continuem acompanhando 🙂

Foto (por Demétrius Borges – https://www.instagram.com/demetriusborges/)

 

Deixe uma resposta