Estados Unidos: Visitando estúdios de cinema

Skate, surf, hip-hop, tatuagem, barbearias, Disneyland, GTA, Hollywood e etc. Los Angeles remete a esportes, música, lifestyle, parque de diversões, jogos de vídeo-game e principalmente cinema.

Los Angeles tem diversos estúdios de cinema e alguns deles são abertos para visitas guiadas (“studio tours”). Vou falar sobre alguns desses “Studio Tours” que tive a oportunidade de visitar.

 

Warner Bros Studios – 3400 Warner Blvd., Burbank, CA 91505

Estive no estúdio da Warner pela primeira vez em 2010 para fazer o Studio Tour e confesso que a evolução foi gigantesca. Não acredito que este seja um negócio diretamente lucrativo para um estúdio de cinema, e aqui não falo apenas da Warner, mas dos outros estúdios que também têm esse serviço, porém indiretamente é muito interessante. Você paga para ver como os filmes são feitos, mas todo o “mise-en-scene” é criado como uma grande propaganda do estúdio em si.

A Warner possui dois tipos de tours, o mais simples e em conta é chamado com muita originalidade de “Studio Tour”. A duração da parte guiada é de 2 horas e também inclui um tour “auto-interativo” ao “Stage 48: Script to Screen”.

Antes de iniciar, a guia perguntou se alguém tinha algum filme ou série preferida da Warner para ela explicar mais a respeito ou buscar alguma referência.

No início do tour a guia comentou que nenhum tour é igual, pois cada um decide o que mostrar conforme dirige pelos estúdios.  Isso mesmo que você leu, você fará o tour em um carro elétrico muito similar a um carro de golf, porém maior, com espaço para cerca de 12 pessoas. Vi outros destes carros que estavam fazendo o mesmo tipo de tour e realmente o que se mostra é diferente dependendo do guia.

Durante todo o trajeto do tour não é permitido filmar.  Fotos são bem vindas, então não esqueça de levar a sua câmera.

O que está incluso e para todos é uma parada no galpão “DC Universe: The Exhibit”, o qual tem figurinos e peças de cenas de filmes dos heróis e vilões da DC. Como faz pouco tempo que foi lançado Batman vs Superman e Esquadrão Suicida, este estúdio está lotado de materiais destes dois filmes. Para quem curte ver os detalhes de uma produção de cinema é demais. Os detalhes são impressionantes. Outra parada é no estúdio “Batmobile”, um galpão focado em meios de transporte do Batman.

Durante o percurso por dentro do complexo a guia parou em alguns cenários onde foram gravadas cenas de diversos filmes e séries de TV, onde são confeccionados cenários e em um galpão dedicado à objetos de cena.

Ao final você é deixado no “Stage 48: Script to Screen” para realizar a parte “auto-interativa”. Neste estúdio você poderá, através de displays touch screen, objetos de cena, figurinos e fotos de bastidores, ver como funcionam os diversos estágios da produção de um filme.

Além disso terá a oportunidade tirar foto no Central Park Café da série “Friends”, segurando uma taça do Oscar ou as opções pagas de fotos com fundo verde para simular a cena de um filme e levar para casa uma recordação. Neste mesmo complexo está localizada a Warner Bros. Studio Store com camisetas, bonés, canecas, mochilas, cadernos e etc dos filmes, séries e até desenhos animados produzidos pela Warner.

A outra opção de tour, o “Deluxe Tour”, tem uma parte guiada de duração de 5 horas, almoço no restaurante que os funcionários fazem as refeições, mais a visita “auto-interativa” ao “Stage 48: Script to Screen”, porém seu valor é 4 vezes mais caro que o “Studio Tour”.

Os tours acontecem de segunda à sexta. Para o “Studio Tour” de hora em hora das 8h30 às 15h30 e para o “Deluxe Tour” em único horário às 10h00.

Os preços dos ingressos, disponibilidade de horários e informações sobre o estacionamento estão disponíveis no site oficial.

Compre os ingressos online e evite filas ou a viagem perdida.

Paramount Pictures – 5555 Melrose Ave, Los Angeles, CA 90038

Os estúdios Paramount Pictures possuem três tipos de tours. “Studio Tour” com duas horas de duração, “Vip Tour” o qual assim como o “Deluxe Tour” inclui um almoço em um restaurante do estúdio, estacionamento gratuito, 15% de desconto na loja do estúdio e tem 4 horas e meia de duração. Além desses dois possui o “After Dark Tour” o qual acontece à noite e tem duas horas e meia de duração.

Fiz a opção mais em conta do “Studio Tour” assim como na Warner. Os dois inclusive são bem parecidos não só no preço mas também em termos do que é exibido. As diferenças ficaram por conta das produções de cada estúdio e do fato de na Paramount eles entrarem em um galpão onde são gravadas as cenas da série de TV “Grace and Frankie” da Netflix, o que é uma experiência mais próxima de uma filmagem.

Os pontos altos são: cenários que simulam ruas e becos de Nova York e um estacionamento que é esvaziado para rodar cenas que se passam em alto-mar!

A Paramount não tem estúdio auto-interativo e sua loja é fraca em relação as produções que possui, mas tem um ponto à favor:

Para quem curte fotos, é o único estúdio com vista para o letreiro de Hollywood.

Os tours acontecem de segunda à sexta. Para o “Studio Tour” de meia em meia hora das 9h00 às 15h00 e para o “Vip Tour” e o “After Dark Tour” os horários e dias variam. Informações adicionais podem ser encontradas no site oficial do estúdio.

 

Se você adorar cinema como eu e seu objetivo for escutar um pouco mais sobre os bastidores os dois estúdios são excelentes opções de passeio. Se estiver com crianças ou com tempo para visitar apenas um deles sugiro o tour da Warner Bros. devido a parte auto-interativa.

Além da Warner Bros. e da Paramount Pictures a Sony Studios e a Universal Studios possuem tours guiados, este último também é uma ótima opção de parque de diversões.

Visitou algum outro estúdio ou viu algo inusitado na Warner ou Paramount? Conta pra gente!

Deixe uma resposta