Estados Unidos: Um tour pelo Vale do Silício

Quando decidi visitar o Vale do Silício surgiram várias perguntas. Qual a melhor opção para ir? Carro, transporte público, táxi ou Uber? Existe tour? É possível entrar nas empresas? Além das empresas o que tem mais para visitar no Vale?

Depois de pesquisar, montei um roteiro, aluguei um carro e parti de San Francisco para as cidades do Vale do Silício.

Qual a melhor opção para chegar?

As cidades que compõem o Vale do Silício ficam à cerca de 1h30 de carro de San Francisco. Se você não for dormir em Palo Alto, Menlo Park, San Jose ou redondezas, entendo que as alternativas de transporte se reduzem bem e explico porque. As empresas não ficam tão próximas umas das outras a ponto de ser possível ir a pé, então você irá perder muito tempo se for utilizar Uber, Táxi ou ônibus.

No meu caso aluguei um carro na Hertz de San Francisco e achei uma excelente opção.

Quanto tempo leva para visitar o Vale?

Bom, essa é uma pergunta difícil 🙂

Se você conhecer pessoas que trabalham nas empresas o tempo gasto vai ser maior, agora se você for como eu fui apenas para visitar as partes públicas um dia é suficiente. Mas saia cedo de San Francisco, pois as lojas e museus encerram em média por volta das 17h.

Existe tour?

Consultei no Google e não achei nenhum tour periódico, exceto private tours os quais são muito caros. Existem tours feitos por algumas empresas. Estes tours são bem interessantes e duram de 2 a 5 dias. Por serem feitos por empresas estes tours permitem entrar nas empresas do Vale. O que eu tenho conhecimento aqui no Brasil é o MacMagazine Tour ou MM Tour (este não é um artigo patrocinado, mas como leitor do site se você tiver interesse em um tour deste tipo parece ser uma alternativa bem legal).

Se você estiver sozinho, o negócio é usar o Google como seu amigo de pesquisas dos endereços e montar seu roteiro ou ler este artigo e já ter um pronto!

Onde estacionar?

Google e Apple tem estacionamento de visitante, mas dependendo do dia e horário que você for eles podem estar cheios. Nesse caso será necessário esperar até liberar uma vaga. Os museus também possuem estacionamento gratuito para visitantes.

É possível visitar as empresas?

Sim e não, rs. Se você conhecer alguém que trabalhe nas empresas pode entrar em contato e pedir para entrar como visitante. Caso contrário em algumas empresas, Google e Apple por exemplo, você poderá visitar as lojas abertas ao público e ver os prédios do lado de fora.

O que visitar no Vale?

O que listei abaixo são os lugares que tinha mais interesse em visitar. Para facilitar a sequência segue uma lógica partindo do lugar mais distante de San Francisco e voltando em direção a cidade, desta forma se você decidir seguir esta lista não irá perder tempo rodando em várias direções 🙂

Apple (1 Infinite Loop – Cupertino/CA – 95014)

Possui uma loja aberta ao público na qual além dos produtos encontrados em todas as Apple Stores vende também camisetas (os itens mais procurados e que tem coleções rotativas), canetas, agendas, cadernos, canecas e até garrafas térmicas com o logo da Apple. Um funcionário da loja me sugeriu ir até o prédio 4 onde fica o Town Hall, auditório no qual Steve Jobs apresentou o iPod ao mundo. Não é possível entrar, mas tirei fotos dos retratos do Steve Jobs e frases dele que estão expostas nas paredes da entrada. Antes de ir visitar pergunte a algum segurança se é permitido, pois quem me sugeriu foi um funcionário da loja.

Garagem onde nasceu a Apple (2066 Crist Drive – Los Altos/CA – 94024)

Atualmente na casa vive uma família então nada de tirar fotos no jardim da frente da casa, muito menos na frente da porta da garagem. Placas na frente da casa alertam que a casa está sendo vigiada 24h e as regras para evitar incomodar os moradores. Interessante a visita para enfatizar o que Steve Jobs costumava dizer em suas entrevistas que quem cria as coisas extraordinárias no mundo são pessoas comuns como eu, você ou ele.

Best Buy (760 El Camino Real – Sunnyvale)

Uma boa parada se precisar comprar algum eletrônico. Apesar de ser exatamente igual as outras lojas da Best Buy por estar situada no Vale os atendentes parecem ser mais “antenados” e empolgados em tirar as dúvidas dos clientes.

Nasa Ames Research Center (Moffett Field/CA – 94035)

Não tive a oportunidade de visitar, pois acreditei que ia tomar muito tempo e não conseguiria visitar o Google. Vale dar uma olhada no site deles para ver o que tem de atrações.

Computer History Museum (1401 N Shoreline Blvd – Mountain View/CA – 94043)

Se você curte tecnologia ou simplesmente é curioso sobre como ocorreu a evolução tecnológica este museu é o local definitivo para aprender (e em alguns casos relembrar) a história dos disquetes, mainframes, PCs e Apples que nos levaram até o atual momento. O acervo é impressionante e é interessante observar como em tão pouco tempo a tecnologia evoluiu tão rápido.

Depois de percorrer todo o museu próximo a recepção tem uma área dedicada ao carro autônomo do Google com bastante informações interativas para entender a história por trás desse recente avanço tecnológico.

Separe pelo menos 2 horas para visitar esse museu se você é daqueles que gosta de ler sobre cada um dos itens expostos. Vale cada minuto.

Google (1981 Landings  Dr – Mountain View/CA – 94043)

Assim como na Apple possui uma loja aberta ao público. A loja do Google tem muito mais produto sendo a parte de vestuário a maior inclusive com divisões feminina e masculina, além de copos, garrafas térmicas e mochilas. Os produtos levam os logos das marcas YouTube, Android e Google. Você vai encontrar desde uma lembrança para alguém até jaquetas de frio ou prática de esporte com boa qualidade com as logos das  marcas já citadas 🙂

Para quem curte fotos um pátio com os “bonecos” das versões do Android fica em frente à entrada da loja.

Intel Museum (2200 Mission College Blvd – Santa Clara/CA – 95054)

Assim como o centro da Nasa não tive a oportunidade de visitar, pois acabei ficando muito tempo na Apple e no Google. Mas conheço amigos que já foram e disseram que vale a visita se você gostar de tecnologia.

Facebook (1601 Willow Rd – Menlo Park/Ca – 94025)

Desisti de ir, pois o trânsito na saída da freeway para chegar em Menlo Park estava muito pesado. Eram cerca de 6 da tarde, horário de pico de saída das pessoas do trabalho. O Facebook não possui nenhum espaço aberto ao público (se você não conhecer nenhum funcionário para entrar como visitante). Então se você decidir ir saiba que a única coisas que conseguirá aqui é tirar uma foto da placa do “like do Facebook”.

Se tiver mais alguma dica de lugar para visitar e quiser compartilhar é só entrar em contato com a gente!

Deixe uma resposta