Estados Unidos: como solicitar o visto americano de turismo

Olá !!!

Como prometido nos posts anteriores hoje vamos dar os passos para solicitação do visto americano para turismo. Caso você esteja indo estudar, trabalhar ou morar lá, saiba que o seu visto é diferente e os procedimentos para obtenção também.

O nosso visto foi renovado pela última vez em 2012 e de lá para cá o processo mudou um pouco. Para darmos informações mais precisas vamos passar um roteiro de solicitação de visto retirado do próprio site do Consulado Americano em São Paulo, ok ?

Em linhas gerais o processo será o mesmo em todos os Consulados Americanos do Brasil, podendo mudar apenas os prazos.

Caso tenha qualquer dúvida é muito importante acessar as informações corretas diretamente no site do Consulado.

Com exceção dos casos específicos listados na própria página do Consulado, todos os brasileiros, independente da idade, precisam de um visto para entrar nos Estados Unidos.

Primeiro passo para solicitar o visto, independente de qual tipo, é ter um passaporte válido. Hoje em dia os passaportes brasileiros estão com validade de 10 anos, verifique a validade do seu e se tiver perto de expirar é mais conveniente tirar um novo do que solicitar o visto no antigo. Isto fará com que você não precise viajar sempre com dois passaportes.

Não há exigência mínima de validade do passaporte para solicitar o visto porém, como dissemos acima, é mais conveniente ter um passaporte com um prazo de validade legal para assim evitar andar com dois passaportes.

Passaporte em mãos, passamos para o processo de solicitação propriamente dito:

  1. Formulário online DS-160 devidamente preenchido

Você consegue acessar esse formulário pela página do Consulado que está no link acima.

Este formulário está em inglês mas se você passar o cursor do mouse sobre os campos ele fornece a tradução em português. Todas as suas informações pessoais bem como os dados da sua viagem serão solicitados neste momento. Caso ainda não tenha uma viagem programada não tem problema, existe a opção de colocar que não tem viagem programada.

Eles fornecem um tempo para preenchimento e uma vez iniciado o preenchimento existe também um prazo para encerrá-lo.
Tenha isso em mente quando for começar a preencher para não correr o risco de começar e não conseguir terminar.

Anote todos os números que eles forem fornecendo ao longo do preenchimento, eles serão importantes caso precise retificar informações, imprimir …

2. Pagamento da taxa de visto

Será cobrada uma taxa no valor de USD 160,00 (valores setembro/2016) para os solicitantes do visto de turismo. Este valor poderá ser pago em cartão de crédito ou através de boleto bancário em parcela única e com valores convertidos para real. É importante guardar o comprovante da transação e levá- lo contigo no dia em que for fazer a coleta das impressões digitais.

Este valor inclui também o envio do passaporte depois da confecção do visto, não havendo mais nenhum valor a ser pago.

3. Agendamento para coleta de impressões digitais e fotos

Antes era requisito essencial entregar o formulário preenchido com uma foto anexada.

Hoje em dia, após o pagamento da taxa de solicitação do visto, você vai agendar um dia no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) para, além da coleta das impressões digitais, tirar uma foto.

4. Agendamento no Consulado

Além do agendamento acima, em alguns casos será necessário também fazer um agendamento no Consulado para não só levar os documentos como também fazer a entrevista. Pelos casos de conhecidos que acompanhamos, normalmente há necessidade desse segundo agendamento apenas na primeira solicitação de visto. Quando é renovação, o agendamento no CASV é suficiente.

Nesta entrevista é importante levar TODOS os documentos que comprovem que você tem vínculo com o Brasil e que o seu interesse nos Estados Unidos é apenas turismo. Vale levar certidão de imóvel, contrato de trabalho válido, carteira de trabalho, passagem de ida e volta (caso tenha), cópia da declaração de Imposto de Renda.

Quanto mais documentos você levar, melhor para você.

Depois da entrevista, na hora você já saberá se o seu visto foi negado ou aprovado. Se for aprovado, eles ficarão com o seu passaporte e depois do visto confeccionado, o mesmo será enviado pelos Correios para a sua casa.

Nem é tão difícil, né ?

Se tiverem qualquer dúvida, entrem em contato com o Consulado, eles terão as melhores respostas para todas as perguntas.

 

Deixe uma resposta